Servidores da Saúde participam de capacitação sobre “Pré-Natal do Parceiro”

4

Três Lagoas, há mais de dois anos para cá, tem se destacado com o aumento acentuado de homens participando com sua esposa das ações, procedimentos e consultas no programa “Pré-Natal do Parceiro”, implantado nas Unidades da Atenção Primária de Saúde, ou seja, nas Unidades de Saúde da Família (USF) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Capacitação foi ministrada pela coordenadora estadual da Saúde do Homem, Maria de Jesus Nasser Viana

Em 2018, foram 343 e no ano passado, foram 290 homens participando mensalmente do “Pré-Natal do Parceiro”. Os dados são da Coordenadoria Estadual da Saúde do Homem em Mato Grosso do Sul, divulgados pela coordenadora Maria de Jesus Nasser Viana, da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Continua Após a Publicidade

A coordenadora estadual de Saúde do Homem esteve em Três Lagoas, nesta terça-feira (10), ministrando capacitação sobre “Pré-Natal do Parceiro”, no auditório das Faculdades Integradas AEMS (Associação de Ensino de Mato Grosso do Sul).

A capacitação, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, foi destinada aos médicos, dentistas, enfermeiros e enfermeiras e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das 16 Unidades de Atenção Primária de Saúde.

Conforme foi exposto nesta capacitação, é fato notório que a maioria dos homens que participaram das consultas de Pré-Natal com suas parceiras reconhece que foi a partir deste envolvimento que se sentiram mais motivados a cuidar melhor de sua própria saúde e adotar hábitos saudáveis de vida. Isso vem demonstrando que a paternidade é a principal porta de entrada do homem na Unidade de Saúde para que ele também se cuide.