Três Lagoas tem Instituto de tratamento e Pesquisas Clínicas do Câncer

4

O programa Viver Mais tratou de um assunto que ainda é um tabu: o Câncer

por Hojemais Três Lagoas

O programa Viver Mais tratou de um assunto que ainda é um tabu: o Câncer.

O Câncer é uma doença que ainda envolve muitos preconceitos, algumas pessoas evitam até falar o nome da doença, e esse bloqueio pode levar a desinformação.

E por isso, recebemos um dos oncologistas do Instituto do Câncer de Três Lagoas (ICTL), o Dr. Antônio Carlos Godoy, para tirar várias dúvidas sobre o assunto e trazer informações sobre as pesquisas e tratamentos que estão sendo realizadas em Três Lagoas.

Viver Mais – O que é Oncologia?

Dr. Antônio Carlos Godoy – Oncologia é a especialidade que estuda o Câncer. É a especialidade que faz o diagnóstico e tratamento do Câncer. Mas o que é o Câncer?

O Câncer é um conjunto de doenças, mais de 100 doenças, com características especiais. Qual é a característica do Câncer?

Sem ser muito técnico: é uma proliferação atípica de células; por exemplo: todas as nossas células se multiplicam e as vezes no meio dessa multiplicação uma célula fica errada, ela sofre mutação; geralmente nosso organismo têm mecanismos para limpar essa célula, mas as vezes não; então, pode acontecer da célula errada continuar se multiplicando e virar uma célula atípica, uma célula com mutação, que pode gerar o Câncer.

E qual a característica do Câncer? É espalhar. Desta forma, a especialidade médica que cuida desse tipo de doença é a Oncologia.

Viver Mais – Como a Oncologia ajuda a tratar o Câncer?

Dr. Antônio Carlos Godoy – A Oncologia está inserida no Câncer: o Oncologista faz o diagnóstico, o tratamento e os cuidados após tratamento. Para facilitar vou dar como exemplo o Câncer de Mama, que infelizmente é uma doença muito comum na nossa população: o Oncologista faz o diagnóstico do nódulo, pode fazer a biópsia desse nódulo – nesse caso junto com o mastologista-, confirmar se esse nódulo é um Câncer ou não, e sendo Câncer tratar; primeiro o tratamento com a cirurgia e complementar -se necessário- com a quimioterapia, depois fazer o acompanhamento.

O Câncer de mama é só um exemplo, mas todos os tipos de Câncer são tratados pelo Oncologista.

Viver Mais – Homens também podem ter Câncer de Mama?

Dr. Antônio Carlos Godoy – É muito mais raro, mas sim, homens podem ter câncer de mama. Mas para os homens não há aquela medida de fazer mamografia anualmente após os 40 anos de idade. Essa medida é importante para todas as mulheres, independente de ter histórico na família ou não.

Viver Mais – O que é a Pesquisa Clínica no tratamento do Câncer e qual a importância dela?

Dr. Antônio Carlos Godoy – A Pesquisa Clínica é importante em todas as áreas da medicina, não apenas na Oncologia.

Toda droga, todo tratamento e todo exame de imagem precisa ser aprovado através da pesquisa clínica.

Existem várias fazes de estudo, mas a fase que a gente é mais acostumado a ver, que conseguimos observar na prática, é o Estudo Fase 3.

E o que o Estudo Fase 3 faz? Ele compara a nova droga com a que já é padrão.

Vou dar um exemplo: eu sou pesquisador e inventei uma droga nova que combate o câncer de mama, para essa droga ser aprovada ela precisa ser comparada à droga padrão; chamamos de padrão a droga que já usada; e a nova droga só entra no mercado, para ser comercializada, se for verdadeiramente efetiva.

Então, nenhuma droga é aprovada sem Pesquisa Clínica, tornando-a essencial.

Infelizmente em nosso País estamos muito aquém do esperado em Pesquisa Clínica.

Mas nós conseguimos montar o nosso primeiro Instituto de pesquisa aqui em Três Lagoas, e já estamos começando a agregar pacientes.

Em Três Lagoas o ICTL começou a Pesquisa Clínica no mês de janeiro de 2020.