VACINAÇÃO CONTRA GRIPE: Idosos e trabalhadores da Saúde serão os primeiros a ser imunizados com a vacina

4

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio do Setor de Imunização, informa à população que a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza começa na segunda-feira (23), em todas as 16 Unidades de Atenção Primária de Saúde, ou seja, nas Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Neste ano, o Ministério da Saúde, devido à pandemia do Coronavirus (Covid-19), inverteu a ordem dos grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.

Nesta primeira fase, ou seja, do dia 23 de março ao dia 16 de abril, nos primeiros grupos prioritários, serão vacinadas as pessoas idosas (acima de 60 anos) e os profissionais  da Saúde, que trabalham no atendimento à população, seja na Rede Pública, seja na Rede Particular.

A decisão do Ministério da Saúde em priorizar as pessoas idosas e os profissionais da Saúde é uma importante medida de proteção e prevenção desse público alvo na prevenção da Gripe e do Coronavírus.

                        Etapas da Campanha e os grupos prioritários de cada fase

Uma outra preocupação, como ressaltou, recentemente,  o Ministro da Saúde, Henrique Mandetta, “é evitar que as pessoas acima de 60 anos, público mais vulnerável ao Covid-19, precisem deslocar-se até uma Unidade de Saúde, devido a sintomas de gripe”.

O Ministério da Saúde também esclarece que, a vacina contra a Gripe Influenza não previne contra o Coronavírus, mas é importante como imunização e proteção aos quadros de doenças respiratórias mais comuns, que, dependendo da gravidade, podem levar a óbito.

Um outro objetivo da antecipação da Vacinação de Idosos é auxiliar os profissionais de Saúde a descartarem as gripes na triagem de pacientes que chegam às Unidades com esses sintomas gripais, facilmente confundidos  com os sintomas do Covid-19.

SEGUNDA FASE – 16/04

Na segunda fase da campanha, que começa dia 16 de abril, serão vacinados os trabalhadores da Educação e todos os que trabalham na Segurança Pública e Salvamento, ou seja, Polícia Militar, Civil e Bombeiros e as pessoas com doenças crônicas, mediante apresentação de recomendação (receita) médica.

No período de 09 a 23 de maio, serão vacinadas as crianças de 06 meses a menores de 6 anos, pessoas com mais de 55 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população indígena e  outras pessoas em condições especiais.

POPULAÇÃO ESTIMADA

A equipe do Setor de Imunização da SMS de Três Lagoas estima que a população de idosos, acima de 60 anos, seja de 10.406 pessoas e o número de trabalhadores da Saúde seja acima de 3.150.

No grupo prioritário de crianças de seis meses a menores de 6 anos, a população estimada é acima de 9 mil e o número de gestantes se mantém em torno de 1.427 e o de puérperas é de 234.

Em Três Lagoas, as pessoas com doenças crônicas totalizam mais de 5,9 mil e o número de profissionais da Educação, que procuraram a vacina no ano passado chegou a 1.379.

Diante desses números, o Setor de Imunização estima que, mais de 30,4 mil pessoas deverão ser vacinadas contra a gripe, em 2020. Em 2019, foram vacinadas 34.480 pessoas, superando assim as metas de imunização, quando se atingiu 113,15% do total estimado.