#FIQUEEMCASA* Caixa vai criar conta para brasileiros que não têm CPF=VEJA O VÍDEO

44
Poder em Foco com Fernando Rodrigues em parceria editorial do Poder 360 com o SBT, entrevista com o presidente da Caixa Economica Federal CEF, Pedro Guimarães. | Sérgio Lima/Poder360 03.04.2020

App será lançado nesta semana Pagamento mínimo de R$ 600 Benefício chegará a 54 milhões Poder em Foco: Pedro Guimarães

PODER360

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, disse, em entrevista ao programa Poder em Foco, que o banco ajudará os brasileiros que não têm CPF (cadastro de pessoa física) a receber o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 do governo federal, também conhecido como coronavoucher.

O banco estatal fará 1 esforço para criar uma conta digital gratuita ao público. Guimarães disse que há discussões com o Banco Central para “agilizar o processo” para o beneficiário obter o CPF e ter acesso ao sistema financeiro.

Publicidade

A Receita Federal é responsável pela emissão de CPF. É possível tirar o documento no site do Fisco. O problema é que pessoas mais humildes podem ter dificuldade para preencher o formulário, além de ser necessário fornecer o número do título de eleitor.

A ideia é encontrar algum sistema que auxilie as pessoas que não têm CPF a superar essas dificuldades para obter o documento.

Criada para minimizar os impactos econômicos da crise da covid-19, a renda básica emergencial é paga a pessoas de baixa renda. O benefício vai durar 3 meses, segundo lei sancionada por Jair Bolsonaro em 1º de abril de 2020.

Publicidade

Guimarães falou extensivamente durante a entrevista sobre como deve funcionar a transferência de renda à população de baixa renda. “A Caixa dará de graça uma conta digital poupança para todas as pessoas que não têm conta hoje no Brasil. Será 1 benefício para todos os brasileiros, todos os milhões que não têm conta nenhuma. Esse será 1 processo que será, de novo, de graça e muito rápido”, declarou o presidente da Caixa.

O programa Poder em Foco é uma parceria entre o Poder360 e o SBT que vai ao ar aos domingos. Assista à entrevista gravada em 3 de abril de 2020 (51min41s):

Depois da Publicidade