Assistência Social de Três Lagoas pede participação da sociedade na ajuda às pessoas em situação de rua

9

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Proteção Social Especial, vem a público para solicitar a participação de toda a sociedade na campanha de localização e ajuda às pessoas que vivem em situação de rua, principalmente, neste período de frio, que assola a nossa região.

A campanha consiste em “caso encontre uma pessoa em situação de rua, ligue para que ela seja acolhida e protegida do frio”. O telefone disponível para esta campanha é o (67) 99212-5728.

Como explicou o diretor de Proteção Social Especial, Luis Fernando Tondeli Fochi, a SMAS de Três Lagoas possui toda uma estrutura completa de atendimento e acolhida às pessoas e famílias que, “eventualmente, vivem nessa situação de rua e necessitam de ajuda”.

Para este atendimento, a Prefeitura de Três Lagoas mantém: o Acolhimento POP, que é uma Unidade de Acolhimento para Adultos e Famílias em Situação de Rua; Serviço Centro POP – um Centro Especializado para População em Situação de Rua; e as equipes especializadas de Abordagem Social.

A Abordagem Social, a exemplo da que foi realizada na semana passada, na noite do dia 21, na Orla da Lagoa Maior, quando foram acolhidas oito pessoas em situação de rua, é uma das constantes ações das equipes da SMAS de Três Lagoas que vão às ruas, “com o objetivo de ajudar, orientar e acolher estas pessoas”, como ressaltou Luis Fernando.

Segundo relatórios das equipes do Serviço do Centro Pop, em Três Lagoas, em média, 22 a 25 pessoas encontram-se em situação de rua. Infelizmente, em torno de 08 a 10 usuários não aceitam o trabalho ofertado pelo Centro Pop, sendo que alguns estão em estágio critico de consumo abusivo de substância psicoativas ilícitas.