Silvio Santos barra principal telejornal do SBT após repercussão de reunião

36

SBT Brasil não foi ao ar Pela 1ª vez desde sua estreia Telespectador não foi avisado

PODER360

SBT não exibiu neste sábado (23.mai.2020) seu principal telejornal, o SBT Brasil. Esta é a 1ª vez que o programa não foi ao ar desde sua estreia, em 2005.

De acordo com o colunista do UOL Mauricio Stycer, a decisão partiu do próprio dono do SBT, Silvio Santos. Teria sido informada aos funcionários da emissora ao longo da tarde de sábado, quando eles trabalhavam na edição que não chegou a ser televisionada. O empresário, segundo o UOL, teria ouvido reclamações de governistas sobre a cobertura do SBT Brasil a respeito do vídeo da reunião ministerial de 22 de maio.

Silvio Santos é apoiador do presidente Jair Bolsonaro. Uma de suas filhas, Patrícia Abravanel, é casada com o deputado Fábio Faria (PSD-RN). De acordo com o site Na Telinha, do UOL, Faria teria feito chegar ao sogro reclamação que teria recebido do chefe da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência), Fabio Wajngarten, a respeito do telejornal. Essa informação não foi confirmada pelo Poder360.

O pivô do descontentamento dos bolsonaristas seria a abordagem de reportagens que trataram da reunião ministerial de 22 de abril, na qual Bolsonaro fala sobre troca na “segurança no Rio de Janeiro“. O ex-ministro da Justiça Sergio Moro afirma que o presidente revelou ali desejo de interferir na Polícia Federal por interesse pessoal.

No horário em que o telejornal iria ao ar neste sábado, às 19h45, a emissora exibiu uma reprise do programa Triturando. Não houve nenhum aviso da mudança aos telespectadores. A página do site da emissora com a programação para este sábado (23.mai) manteve a grade com a previsão de exibição do SBT Brasil.

A não exibição do telejornal motivou críticas nas redes sociais. Os termos “SBT Brasil” e “Silvio Santos” chegaram à lista dos mais comentados do Twitter na noite deste sábado (23.mai).

SBT não se manifestou a respeito da mudança em sua programação.