Trump afirma que está tomando cloroquina ‘há algumas semanas’=VEJA O VÍDEO

3

Como prevenção à covid-19 ‘Se não for bom, eu falarei’, diz

PODER360

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta 2ª feira (18.mai.2020) que está tomando a hidroxicloroquina “há algumas semanas”. O republicano disse que decidiu fazer isso porque ouviu “coisas boas” sobre o medicamento.

“Eu estou tomando. Comecei há algumas semanas. Acho que é bom, ouvi coisas boas [sobre o medicamento]. E se não for bom, eu falarei. É usada há 40 anos contra malária, lúpus e outras coisas. Eu tomo, trabalhadores da linha de frente tomam, vários médicos tomam”, afirmou.

Assista o Vídeo(1min26s):

O presidente norte-americano disse que tomou a decisão sem consultar o médico da Casa Branca. Declarou ainda que espera que os cientistas encontrem logo 1 medicamento específico contra o coronavírus, e voltou a defender que as pessoas tenham acesso à cloroquina.

Trump também disse saber de 1 médico que tem receitado a hidroxicloroquina a “centenas de pacientes” e “não perdeu nenhum deles”. O presidente dos EUA, no entanto, não mencionou o nome do profissional de saúde ou forneceu mais informações.

Assim como Bolsonaro, Trump é 1 entusiasta do medicamento, que não tem comprovação científica de efetividade contra a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Ensaios clínicos, pesquisas acadêmicas e análises científicas indicam que é muito baixo o grau de eficácia da droga antimalária contra a covid-19. A própria FDA (agência sanitária norte-americana, equivalente à Anvisa) tem alertado contra o uso da substância sem supervisão médica.