Vacina contra covid-19 tem resultado positivo em teste inicial nos EUA

38

Pacientes apresentaram anticorpos Vacina pode estar disponível em 2021

PODER360

Moderna, empresa de biotecnologia dos Estados, anunciou nesta 2ª feira (18.mai.2020) que obteve resultados positivos em seus testes iniciais de vacina contra a covid-19.

A empresa afirma que todos os 8 primeiros pacientes que receberam duas dosagens diferentes produziram a mesma concentração de anticorpos encontrada no sangue de pacientes já recuperados da infecção. A pesquisa também registrou que não houve replicação viral nos pulmões de ratos que receberam a vacina e depois foram infectados.

Os testes preliminares foram realizados em 45 voluntários com a colaboração do Niaid (Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos EUA). O estudo segue até o fim de julho, com testagem em mais pacientes. A Moderna diz que se os testes forem bem-sucedidos, sua vacina contra a covid-19 pode estar disponível para a população em janeiro de 2021.

A pesquisa é a 1ª a apresentar dados promissores em testes clínicos realizados em humanos de uma vacina para o coronavírus.

São mais de 100 vacinas e 200 medicações para uma cura da covid-19 em testes no mundo. Outros protótipos também apresentaram resultados animadores: uma vacina feita pela a Pfizer e a New York University e outra da Universidade de Oxford, com apoio do governo britânico.

MERCADO SE ANIMA

As ações da empresa fecharam a sessão desta 2ª feira na Nasdaq com ganho de 20%, depois de a companhia anunciar também mais de US$ 1 bilhão em novas ações para financiar capital de giro destinado à fabricação da vacina.