Vigilância Sanitária e Endemias realizam diariamente ações de sanitização de locais públicos de Três Lagoas contra a COVID-19

4

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da equipe de Vigilância Sanitária, setor da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, vem realizando diariamente os serviços específicos de sanitização para prevenir a contaminação do Coronavírus (COVID-19), nos locais públicos de aglomeração e circulação de pessoas.

Além das Unidades de Saúde, como, Hospital Auxiliadora, UPA 24 horas (Unidade de Pronto Atendimento), Clínicas da SMS, Aeroporto Municipal “Plinio Alarcom”, Secretarias Municipais, a equipe também vem realizando, diariamente, a sanitização no Quartel do 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5ºGB), onde é realizada a coleta de materiais para exames da COVID-19, pelo sistema “Drive Thru”.

Estas ações estão sendo realizadas, graças à parceria da SMS com as demais Secretarias Municipais, entre elas, a Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), Secretaria Municipal de Administração (SEMAD) e a participação da equipe do setor de Endemias e Controle de Vetores, que opera as bombas costais motorizadas, usadas na sanitização.

O coordenador de Vigilância Sanitária, médico veterinário Christovam Tabox Bazan explicou que, devido à praticidade do uso de bombas costais motorizadas, a sanitização está sendo realizada não somente nas áreas externas desses locais públicos, mas também nas áreas internas, por onde circulam usuários e servidores.

PRODUTO

“A sanitização é feita com a aplicação de um produto, à base de cloro misturado com água, por meio de pulverização, a alta pressão, por meio de bombas costais”, explicou.

A finalidade “é matar o vírus, que pode estar na superfície, nas paredes, nos bancos ou cadeiras, nos pegadores de portas ou no chão”, resumiu Christovam.